Páginas

15 de março de 2012

Risoto de Funghi...vamos fazer???

Como contei pra vcs na segunda-feira, no fim de semana me aventurei na cozinha co meu cunhado! Resolvi que queria aprender a preparar um risoto de qualquer jeito! E ele como é muito bonzinho se dispôs a me ensinar :) 

Decidimos fazer um risoto de funghi, detalhe...ele nunca tinha feito risoto de funghi, também seria a primeira vez dele hhehhe. Mas preciso registrar que também tivemos um auxílio do um amigo dele que é cozinheiro dos bons!

Bom, vamos direito ao assunto, a receita! Vocês vão precisar para fazer uma porção para 6 pessoas dos seguintes ingredientes:

500 gr de arroz para risoto
1 cebola grande picada fininha
2 dentes de alhos picados
50 gr de manteiga (vc vai usar para dourar a cebola do risoto, refogar o funghi seco e também para o toque final do risoto para dar brilho)
1 litro de aguá 
1 caldo de galinha (o gelatinoso é melhor que o em pó)
100 gr de parmesão para ralar
Azeite
3 saquinhos de 20 gr de funghi seco
2 cálices de vinho tinto para hidratar o funghi
Sal ou Fondor a gosto


Se vc tiver a panela Le Creuset como esta da foto, melhor ainda hehehe. Mas caso não tenha, pode ser qualquer outra.


Primeiro passo: colocar para hidratar o funghi seco no vinho tinto. Importante o vinho cobrir o funghi, como na foto. Deixa hidratar por uns 30 minutos.


Segundo passo: picar a cebola e o alho. Coloque na panela um fio de azeite e depois a manteiga, mais ou menos 30 gr (dois quadradrinhos de manteiga) e após derretida  a manteiga coloque a cebola. Esse processo chama-se sofritto. Deixe em fogo baixo para a manteiga e nem a cebola dourarem muito. O correto aqui é deixar a cebola translúcida! Logo depois coloque o alho e deixa clarear junto com a cebola.


Terceiro passo: logo depois acrescente o arroz e mexa de forma a envolver o arroz a cebola e ao alho. Nada muito rápido ou apressado! Lembrando que o fogo não deve estar alto nesse momento, e sim em fogo médio. Ao mesmo tempo já deixe preparado o caldo de galinha. Para isso ferva 1 litro de água e após fervida misture o caldo de galinha.


Quarto passo: após terem passado os 30 minutos da hidratação do funghi, coe o vinho do funghi e reserve esse vinho tinto para acrescentar no risoto. Enquanto isso, refogue numa panela o funghi seco com a manteiga e um pouco da cebola picada. Reserve. Após o arroz ter ficado dourado acrescente o vinho tinto que vc reservou da hidratação do funghi seco. Envolva o arroz até ficar uniforme a cor do risoto.

Após feito isso, chegou a hora de acrescentar o caldo de galinha. Coloque 1 concha por vez, e toda vez que vc notar que a água do risoto está secando, vá acrescentando mais um concha! Sem parar de mexer!  Nesse momento vc pode provar e acertar o sal!

Obs: numa receita básica de risoto é colocado vinho branco, mas como usamos o vinho tinto para hidratar o funghi, a ideia aqui é aproveitar esse vinho e também deixar o risoto "escuro".


  
Quinto passo: após terminar todo o caldo de galinha e vc notar que o arroz já está no ponto para comer (al dente) acrescente os pedaços de funghi seco hidratados misturando ao arroz. Coloque o queijo parmesão para dar cremosidade ao risoto e uns 2 pedaços de manteiga para dar brilho. Tampe a panela por 2 minutos e pronto. O risoto de funghi está pronto para ser servido.

A foto do prato não está muito bonita, mas em compensação o sabor...humm maravilhoso!
Algumas fotinhas da noite gourmet:


O chef hehehe


Gostaram??? Então aproveitem que hoje é quinta para comprar os ingredientes e fazer esse fds!!

Quem for fazer, por favor, depois me conta hein!

Beijos

5 comentários:

  1. Tava ótimo!!! Delícia mesmo! Beijooi

    ResponderExcluir
  2. Liu, tá com uma cara ótima. Vc falando parece mto fácil de fazer. Vou tentar aqui em casa tb. Amei as fotos. Arhur tá todo posudo de chef. hahahahaha beijosss

    ResponderExcluir
  3. Delicioso!!! Minhas panelinhas são tão bonitinhas, né??? In love!!
    Lulu, tenta sim, é fácil!!!

    ResponderExcluir
  4. Ameiiii!! A comida e a companhia estavam maravilhosas!!!
    Beijos, Naty

    ResponderExcluir
  5. Meninas, façam porque é muito bom e razoável de fazer! Fácil não é, mas dá pra fazer com esse passo a passo tranquilinho! Bjoss

    ResponderExcluir

Quero saber o que vc achou!