Páginas

12 de junho de 2012

Receita do dia especial - Risoto de camarão com mascarpone

A receita de hoje vcs podem até preparar num jantarzinho especial em comemoração ao dia dos namorados, que por um acaso é hoje, ou então numa próxima aventura na cozinha, como vcs preferirem.

Okkkk...vcs podem até falar "poxa, vou ter trabalho na cozinha logo no dia dos namorados??". Mas tem coisa mais chata que ir pra restaurante nesse dia e só ter casais ao seu redor, enfrentar fila, restaurante cheio e por consequência serviço nem sempre perfeito como num dia normal?!?! Por outro lado, vcs juntos podem preparar um jantar delicioso, feito por vcs, caso não queira fazer sozinho ou sozinha, e ainda poderem aproveitar tranquilamente sem barulho e garçons perguntando se está tudo ok, se precisam de mais alguma coisa e blá blá bláaaa, a noite a romântica!!! Concordam comigo???

E para isso vou dar uma ajudinha! Gente boa eu heinnnn hihihi

A receita é de risoto de camarão com mascarpone. Para quem não sabe, mascarpane é um tipo de queijo muito usado no preparo de doces como o tiramissu e sua consistência é bem cremosa. Ele é feito à base de leite de vaca e particularmente rico em gordura. Mas calminha, a quantidade usada é pouca e vcs não precisam se assustar!

A base da receita é a mesma do risoto de risoto de funghi que ensinei aqui no blog, e inclusive o passo a passo eu usarei o mesmo!

A receita que coloco é para 6 pessoas, pois no dia fizemos para 6. Mas como a dica é pra um jantar a dois, então é só dividirem ao meio a quantidade abaixo, ok???

500 gr de arroz para risoto
1 cebola grande picada fininha
2 dentes de alhos picados
50 gr de manteiga (vc vai usar para dourar a cebola do risoto, refogar o funghi seco e também para o toque final do risoto para dar brilho)
1 litro de aguá 
1 caldo de legumes ou peixe (o gelatinoso é melhor que o em pó) - usei o de legumes
3 colheres de sopa de queijo tipo mascarpone
1 kg de camarão descascado e limpo (usei aqueles congelados, só deixe descongelar antes de usar)
100 gr de parmesão para ralar
2 cálices de vinho branco seco
Sal ou Fondor a gosto
Sal e pimenta para temperar o camarão
Azeite

Primeiro passo: numa panela aqueça a manteiga e logo depois coloque os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Esse processo é muito rápido! Quando vc observar que todo os camarões estão rosadinhos, desligue o fogo! Dura mais ou menos uns 5 minutos isso. Reserve.

Segundo passo: picar a cebola e o alho. Coloque na panela um fio de azeite e depois a manteiga, mais ou menos 30 gr (dois quadradrinhos de manteiga) e após derretida  a manteiga coloque a cebola. Esse processo chama-se sofritto. Deixe em fogo baixo para a manteiga e nem a cebola dourarem muito. O correto aqui é deixar a cebola translúcida! Logo depois coloque o alho e deixa clarear junto com a cebola.

Terceiro passo: logo depois acrescente o arroz e mexa de forma a envolver o arroz a cebola e ao alho. Nada muito rápido ou apressado! Lembrando que o fogo não deve estar alto nesse momento, e sim em fogo médio. Ao mesmo tempo já deixe preparado o caldo de galinha. Para isso ferva 1 litro de água e após fervida misture o caldo de galinha.

Quarto passo: Após o arroz ter ficado dourado acrescente o vinho branco. Deixa evaporar um pouco o álcool do vinho.

Após feito isso, chegou a hora de acrescentar o caldo de galinha. Coloque 1 concha por vez, e toda vez que vc notar que a água do risoto está secando, vá acrescentando mais um concha! Sem parar de mexer!  Nesse momento vc pode provar e acertar o sal!

Quinto passo: quando notar que está quase em ponto al dente o arroz acrescente os pedaços de as 3 colheres de sopa do mascarpone e os camarões misturando ao arroz. Coloque o queijo parmesão para dar cremosidade ao risoto e uns 2 pedaços de manteiga para dar brilho. Tampe a panela por 2 minutos e pronto. O risoto de camarão com mascarponde está pronto para ser devoraaaado!!!!

Gente, é de comer rezando!!!!!!!!! Muuuuuito delicioso mesmo!!!! Podem fazer!!!

No dia que fizemos só tirei foto do prato ponto, essa foto aqui:



Bom, espero que gostem! Qualquer dúvida é só perguntarem :)

Beijos e um excelente dia!

Um comentário:

Quero saber o que vc achou!